segunda-feira, 21 de junho de 2010

Desenhando planta baixa no corel draw


No artigo de hoje vamos dar uma de engenheiros e desenhar uma planta baixa de uma casa no Corel Draw. Vamos abordar desde a divisão dos cômodos até o design interno da casa. Mãos a obra...

Software utilizado: Corel Draw 12 (Português)
Grau de Dificuldade: ?Alto índice de paciência?
Ao som de: Apaixonados por Ti Jesus - David Quinlan

Para começarmos vamos nos basear nas seguintes informações:

Tamanho da área a ser construída: 7,2 x 9 metros
Cômodos: 3 quartos, sala, cozinha e banheiro

Sabemos a área ser construída e a quantidade de cômodos que a casa deverá ter. O próximo passo agora é definirmos o posicionamento dos cômodos. Veja a imagem abaixo que mostra o posicionamento e o tamanho dos cômodos que utilizaremos nesse artigo.



Para que possamos ter medidas precisas na criação do projeto temos que trabalhar com uma escala de valores. No nosso caso a escala será: 1cm = 50cm (0,5m).
Utilizaremos as linhas guias do Corel para alinharmos corretamente o projeto. Insira as seguintes medidas para as linhas guias (LAYOUT >> CONFIGURAR PÁGINA >> LINHAS GUIAS):

Linhas Horizontais
-3,30
-8,10
-10,50
-12,90
-17,70

Linhas Verticais
5,85
10,65
13,05
15,45
23,85

As medidas de posicionamento das linhas guias se baseiam no tamanho de cada cômodo da casa. Se você fizer uma planta com um desenho diferente do apresentado nesse artigo, terá que refazer as medidas das linhas guias para conseguir precisão.

Depois que forem inseridas as linhas guias seu trabalho estará assim:



Agora que já temos as linhas guias para nos ajudar no restante da criação, vamos desenhar os cômodos. Para isso utilizaremos a ferramenta retângulo. Você irá criar os retângulos de forma com que eles automaticamente se alinhem às linhas guias de acordo com a primeira figura apresentada. Porém, na hora de você fazer o desenho da sala você terá que desenhar três retângulos e soldá-los com a ferramenta soldar, pois existe uma quebra na parede da sala com o corredor de acesso aos quartos. Ficará dessa forma:



Depois que todos os cômodos forem desenhados e devidamente posicionados com a ajuda das linhas guias, o seu trabalho estará com uma visão muito interessante.



Agora que já desenhamos a base do projeto, vamos posicionar nele as portas e janelas, mas lembre-se, vamos fazer o design do interior, por isso cuidado aonde você vai colocar as janelas e as portas.

Para criar a representação das janelas você criará um retângulo pequeno e para as portas você criará um triângulo com um dos lados arredondados, para mostrar para onde a porta abrirá. Posicione conforme achar melhor dentro do seu projeto.



Bem chegamos ao final da montagem da planta, agora vamos montar o design interno.

Crie alguns círculos, retângulos, enfim, formas que possam representar os objetos da casa. Use a sua criatividade e curta um dia de engenheiro.



O mesmo projeto com mais alguns retoques...



Nenhum comentário:

Postar um comentário